Investigação e Desenvolvimento
As redes FTTH (Fiber-To-The-Home) são essenciais para permitir ligações de banda larga e aplicações com elevada exigência de largura de banda. Estas redes são “future proof” no que diz respeito à evolução tecnológica.
Tendo isto em mente, a TKT desenvolveu um conjunto de produtos de fabrico português que, por se encontrarem no extremo da rede, onde se processa a prestação de serviços, desempenham uma importante função na implementação e operação de redes de fibra: Repartidores Gerais de Fibra Ótica (RG-FO), Pontos de Distribuição Ótico (PDO) e Tomadas Óticas.
Outras soluções desenvolvidas pela TKT são o mordente universal e a tomada telefónica.
RG-FO Multioperador Primário 12/24 FO e Secundário 24/48 FO
Os RG-FO Multioperadores (Repartidores Gerais de Fibra Ótica) são uma infraestrutura destinada a redes GPON (Gigabit Passive Optical Network) com topologia FTTH. Permite a ligação entre a rede de distribuição e o cliente, interligando os cabos dos operadores com os cabos de fibra ótica dos edifícios. A sua instalação é destinada ao interior dos edifícios, em que o RG-FO primário é o Módulo do Operador e o RG-FO secundário é o Módulo de Cliente. O conjunto RG-FO Primário e Secundário funcionam como um sistema RG-FO completo. A sua modularidade permite acoplar o RG-FO Secundário a vários RG-FO Primários, inclusive de outros operadores.
Cada RG-FO, tanto primário como secundário, é constituído por dois compartimentos separados por um painel que suporta os adaptadores SC/APC e cada um dos compartimentos possui um sistema de fecho independente, com possibilidade de remover as portas, para uma maior maneabilidade.
PDO 24 FO – Exterior
O PDO 24 FO (Ponto de Distribuição Ótico) é uma infraestrutura destinadas a redes GPON com topologia FTTH e FTTB. Permite a ligação entre a rede de distribuição e o cliente, interligando os cabos do operador aos cabos de fibra ótica do edifício, podendo a sua instalação ser interior ou exterior.


Tomada Ótica de Parede
As tomadas óticas são desenvolvidas especificamente para serem colocadas perto ou dentro das instalações dos assinantes. A tomada é adequada para as aplicações FTTH, tanto nas unidades de habitação multifamiliar, como nas residências unifamiliares. Fornecem uma interface entre a rede instalada e o dispositivo do cliente (ONT). A tomada está desenvolvida para ser facilmente instalada e o seu design compacto faz com que seja adequada para ser usada em casa.
A tomada permite a colocação de fusões e conectores.
Mordente Universal
O Mordente Universal destina-se a redes GPON e redes de Cobre. Permite a fixação, num único ponto, de cabos drop de distribuição circulares para ligação a cliente, até um máximo de quatro cabos, de 3 a 5 mm, por mordente. Com esta solução reduz-se para ¼ o número de pontos de fixação necessários face aos mordentes para um único cabo drop.
Tomada Telefónica com Gel
Projetada para ser usada como tomada de terminação ou transição, a tomada telefónica apresenta um desenho compacto, para poder ser aplicada nas instalações dos clientes com reduzido impacto visual. Permite a entrada de cabos pela esquerda e direita, de modo a poder adaptar-se a diversas necessidades de instalação.